Comunicado do Banco Caixa Agricola á Junta de Freguesia de Vilarandelo

18-JAN-2018

Comunicado do Banco Caixa Agricola á Junta de Freguesia de Vilarandelo

A Freguesia de Vilarandelo, na pessoa do Sr. Presidente de Junta de Freguesia, Luís Pessoa, vem por este meio manifestar enorme tristeza pela comunicação que hoje foi feita pelo Sr. Jorge Magalhães, representante da administração do Banco Crédito Agrícola, em reunião no dia de hoje, 18 de Janeiro de 2018 pelas 14 horas.

Informou/afirmou o Sr. Jorge Magalhães que a partir do dia 1 de Fevereiro de 2018, daqui a pouco mais de uma semana, o Balcão do Banco Crédito Agrícola só vai abrir 2 dias por semana. Quarta e sexta-feira são os dias em que o Balcão de Vilarandelo se encontrará aberto, e o Responsável de balcão será também o responsável pelo Balcão de Rebordelo que irá abrir à Segunda, Terça e Quinta-feira aliando assim a gerência dos dois balcões. (Vilarandelo e Rebordelo).

O executivo da Freguesia de Vilarandelo mostra assim enorme desagrado pela decisão da administração do Banco Crédito Agrícola pelo encerramento do balcão 3 dias por semana.

Sendo Bandeira do Grupo CA “Banco Nacional com Pronúncia Local”, lema este que fica aquém do esperado no que diz respeito à nossa Vila de Vilarandelo e ao nosso Balcão.

Na Reunião tida com o representante, manifestamos o profundo desagrado e tristeza por tal decisão e assumimos que não iriamos ficar de braços cruzados à espera que retirassem um serviço que tem extrema importância para a Vila de Vilarandelo, assim como para as freguesias vizinhas que tratam Vilarandelo com muito carinho e a sentem como a sua segunda casa e que vão ficar sem este serviço de extrema importância para as Pessoas, para as Empresas e para o Comércio Local. Foi ainda garantido nesta reunião que não existe intenção de encerrar o Balcão de Vilarandelo definitivamente, como aconteceu na localidade vizinha de Lebução, e que o serviço de multibanco iria continuar a funcionar normalmente conforme tem vindo a funcionar.

Ainda assim, e porque entendemos que a nossa Vila de Vilarandelo merece mais e não menos, a Junta de Freguesia não irá baixar os braços e esperar que mais serviços sejam retirados e irá manifestar o descontentamento e tristeza do Povo de Vilarandelo e das suas Freguesias vizinhas abrangidas por este corte.

Tal comunicação não vem de encontro às políticas defendidas por Licínio Pina, Presidente do Conselho de Admi­nistração Executivo do Crédito Agrícola (CA), em entrevista à AGROTEC e ao Agronegócios no dia 08 Junho 2016 onde dizia:

·«O Crédito Agrícola é cada vez mais o banco de refúgio dos portugueses»

·“E quero reafirmar que não temos aqui nenhum programa de encerramento de balcões nem de optimização de pessoas. Pelo contrário, temos Caixas a admitir pessoas, jovens, e precisamos que estes jovens trabalhem nas cidades do Inte­rior, nas regiões onde estamos para que possam também contribuir para o desenvolvimento da economia. “

· “Primeiro porque estamos junto deles, não os abandonámos. E as pessoas valorizam mui­to quem não os abandona. Note que há bancos, por imposições, ou por razões de ajustamentos feitos com as autoridades de supervisão, têm de ajustar a rede. Mas as populações vêem mal esse abandono, porque tudo termina nas localidades, e criou-se uma confiança com as populações.”

Iremos brevemente tomar medidas, e juntamente com a população de Vilarandelo e das Freguesias vizinhas demonstrar junto da Administração do Banco Crédito Agrícola que as pessoas não são unicamente números e que esta decisão não terá sido a mais acertada.

O Executivo da Junta de Freguesia de Vilarandelo